Notícias

MME debate mineração sustentável durante a COP30

Em participação na mesa redonda “Criando valor a partir de minerais para a transição energética” na COP30, em Belém (PA), O coordenador-geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética no Setor Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Gustavo Masili, reforçou o compromisso da pasta com estratégias e ações em busca de uma mineração sustentável.

O encontro reuniu especialistas, autoridades, representantes do setor mineral e instituições multilaterais, que discutiram temas como governança, sustentabilidade, inovação e como agregar valor às cadeias produtivas essenciais para tecnologias de baixo carbono.

O representante do MME destacou o planejamento de longo prazo do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM-2050) que busca consolidar um modelo de mineração sustentável no país para impulsionar a industrialização verde, ampliar a agregação de valor ao território nacional e fortalecer as cadeias produtivas ligadas à transição energética.

Sobre os desafios do setor, o MME ressaltou a necessidade de ampliar o mapeamento geológico do território nacional, aprimorar a capacidade de produção e processamento mineral, fortalecer a segurança jurídica e consolidar políticas públicas que ofereçam previsibilidade para investimentos de longo prazo.

A expansão de instrumentos financeiros, o apoio a empresas juniores, o avanço em pesquisa e inovação, o fortalecimento da infraestrutura e a qualificação profissional foram apontados como essenciais para acelerar a modernização da atividade mineral e ampliar sua contribuição à transição energética.

Masili enfatizou ainda que a combinação de uma governança sólida com inovação tecnológica, valor agregado e compromisso socioambiental é o caminho para que o Brasil consolide sua posição nas cadeias globais de baixo carbono.

Voltar

O post MME debate mineração sustentável durante a COP30 apareceu primeiro em Revista Mineração.