Notícias

Jaguar Mining obtém aprovação da ANM para retomada das operações no Complexo MTL

A Jaguar Mining anunciou a autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a retomada das operações de mineração e processamento do Complexo MTL, em Conceição do Pará (MG). A mina Turmalina estava com as atividades paralisadas desde dezembro de 2024, quando houve um deslizamento de parte de rejeitos da pilha Satinoco. A empresa aguarda, agora, o sinal verde da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Segundo a mineradora, a decisão representa um passo decisivo para o retorno da companhia aos níveis planejados de produção de ouro e reforça sua estratégia de crescimento com foco em segurança e excelência operacional.

Com a liberação, a Jaguar está autorizada a retomar atividades como o desenvolvimento subterrâneo, a mineração subterrânea e a operação plena da planta metalúrgica, incluindo a planta de preenchimento com pasta e a unidade de filtragem.

Em comunicado, o presidente executivo da Jaguar, Luis Albano Tondo, destacou o papel da ANM no processo. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à ANM pela diligência exemplar e pela condução célere da análise dessas operações. O processo abrangente de revisão, que resultou na emissão do Termo de Desinterdição nº 1/2026/ANM/SFI-ANM, em 7 de janeiro de 2026, evidencia a cooperação da Agência e o compromisso com os mais altos padrões de segurança e mineração responsável”, afirmou.

De acordo com a decisão da ANM, a aprovação permite a execução das Etapas 3, 4 e 5 do Plano de Retomada Gradual da Jaguar. O incidente envolvendo a pilha de rejeitos empilhados a seco de Satinoco, que motivou a suspensão temporária das operações, foi considerado desativado, sem previsão de disposição adicional de material na estrutura.

Como parte de sua estratégia preventiva e de longo prazo, a Jaguar informou que concluiu recentemente o comissionamento de uma nova e moderna instalação de disposição de rejeitos, agora totalmente apta a suportar a retomada das operações no Complexo MTL.

Apesar do avanço regulatório, o reinício efetivo das atividades ainda depende da liberação final do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), órgão independente da ANM e responsável exclusivamente pela supervisão ambiental. A suspensão do embargo imposto pelo NEA está condicionada à análise, por parte do órgão, da decisão da ANM. A companhia informou que encaminhou imediatamente o documento ao NEA e aguarda a manifestação final para a retomada das operações.

“Este é um marco extremamente significativo para a Jaguar”, acrescentou Tondo. “Nossas equipes trabalharam incansavelmente para não apenas atender, mas superar os padrões de segurança exigidos, fortalecendo de forma substancial nossos protocolos operacionais. Embora ainda aguardemos a decisão final do NEA, acreditamos que a retomada da Mina Turmalina e da planta no Complexo MTL marcará um ponto de inflexão para a companhia, impulsionando nossa estratégia de crescimento sustentável ao longo de 2026 e nos anos seguintes.”

 

Voltar

O post Jaguar Mining obtém aprovação da ANM para retomada das operações no Complexo MTL apareceu primeiro em Revista Mineração.