Notícias

AngloGold leva inteligência artificial e soluções sustentáveis para Exposibram 2024

A AngloGold Ashanti vai marcar presença na Exposibram 2024, entre os dias 9 e 12 de setembro. Patrocinadora oficial do evento, a produtora de ouro terá um estande que vai celebrar a história de 190 anos da empresa, relembrando a trajetória e destacando os compromissos com um futuro sustentável. 

O espaço funcionará diariamente das 13h às 21h e foi desenvolvido a partir de três pilares de Sustentabilidade: Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Pessoas, e Segurança

Por meio de um conteúdo interativo e inovador, o público vai conhecer as principais iniciativas da AngloGold Ashanti em andamento.

A participação na Exposibram 2024 também se estende aos painéis e palestras do evento, que contarão com representantes da empresa debatendo assuntos como ESG, relacionamento com comunidades, fechamento de mina e uso futuro, entre outros.

Tecnologia e sustentabilidade

A AngloGold Ashanti combinou tecnologias inovadoras e interativas com materiais sustentáveis para criar seu estande na Exposibram 2024. Um exemplo é a Cápsula do Amanhã, que utiliza inteligência artificial para que o participante interaja e escolha cenário, roupas e elementos visuais que demonstram o que ele imagina do futuro. 

A inteligência artificial fará uma foto da pessoa e, a partir dos elementos escolhidos, a colocará nesse ambiente do futuro.

O uso de tecnologia também permitirá que o visitante conheça, por meio de uma maquete virtual interativa com óculos 3D, como é a gestão e a estrutura de uma barragem de mineração, com seus sistemas de monitoramento, filtragem e disposição a seco. 

A maquete também mostrará como ocorre a descaracterização dessas estruturas e o aproveitamento de rejeitos.

Para representar a atuação sustentável da empresa, coprodutos feitos a partir de rejeitos de mineração estarão expostos no espaço. 

A iniciativa remete à ação de 2022 da companhia, que marcou a companhia como a primeira produtora de ouro do país a implantar o método de disposição 100% a seco. Desde então, não faz mais o lançamento de rejeito em polpa em barragens.

Os visitantes também poderão conhecer a cadeia de produção da AngloGold Ashanti na exposição Do Minério ao Ouro, que demostra como funciona cada etapa da fabricação do ouro por meio de cards explicativos. 

O destaque fica por conta da adoção dos altos padrões de segurança, governança e sustentabilidade garantidos por certificações como o LBMA – London Bullion Market Association, conhecido como “Guia do Ouro Responsável”. 

Oportunidades e cadastro para vagas

Também estará disponível para o público um espaço dedicado para quem deseja fazer parte do seu time. Em um painel de tela touch, os visitantes poderão se cadastrar nas vagas de emprego disponíveis na empresa, além de conhecer mais sobre a atuação e benefícios da companhia como a adesão ao programa Empresa Cidadã, que amplia a licença-maternidade e paternidade dos empregados; a escala 4×3 (de quatro dias de trabalho e três de folga); as salas de apoios às mulheres presentes nas unidades da empresa; entre outras iniciativas.

Mais atrações

O estande da AngloGold Ashanti ainda contará com outras atrações como: exposição de uma das joias da coleção exclusiva Auditions AngloGold Ashanti Brasil, concurso de design que já revelou diversos talentos; réplica de uma das nossas barras de ouro; apresentação do Selo de 190 anos, animado em painel de LED transparente, com apresentação de vídeos e fotos dessa história que caminha para o bicentenário; também no painel, serão apresentados novos projetos da empresa, como o Nova Vila, uma iniciativa de uso futuro das antigas minas Velha e Grande, em Nova Lima.

 No estande também estarão expostos produtos de empreendimentos apoiados pelo Parcerias Sustentáveis, programa de desenvolvimento social da produtora de ouro. Quem visitar o espaço poderá receber um brinde de um dos projetos, o Compre de Uma Mãe.

Voltar

O post AngloGold leva inteligência artificial e soluções sustentáveis para Exposibram 2024 apareceu primeiro em Revista Mineração.