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Brasil e China vão estudar viabilidade de ferrovia intercontinental

Brasil e China se preparam para dar o pontapé inicial nos estudos conjuntos sobre a Ferrovia Bioceânica. O corredor ferroviário vai unir as ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS) ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru. Para isso, foi assinado um acordo entre os dois países no Ministério dos Transportes, em Brasília.

Atualmente, todo o território da futura ferrovia tem rodovias federais brasileiras e peruanas, com integração plena, por meio das estradas BR-364 e BR-317, no Brasil, e Irsa Sur, no Peru, chegando até Chancay, distante apenas 70 quilômetros da capital peruana, Lima.

O novo desenho foi formulado em parceria do Ministério do Planejamento com a Casa Civil e o Ministério dos Transportes. O projeto também foi debatido com autoridades do governo do Peru e do Congresso da República peruana.

O memorando assinado estabelece que a estatal China Railway Economic and Planning Research Institute será responsável por produzir os estudos aprofundados sobre a malha ferroviária brasileira, com base no caráter multimodal do sistema de transportes, com unificação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos e nas obras e projetos já existentes no país.

Segundo a declaração final, a integração entre as estruturas de transporte estimulará o desenvolvimento e integra-se à sustentabilidade ambiental.

“Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte sustentável e resiliente, reconhecendo seu papel crítico no crescimento econômico, na conectividade e na sustentabilidade ambiental”, diz o documento.

O corredor ferroviário tem uma parte em execução no Brasil, por meio da Fiol, que parte de Ilhéus, na Bahia, e vai até Mara Rosa, em Goiás, e da Fico, que parte de Mara Rosa e se estende até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. A cidade goiana será o entroncamento das duas ferrovias com a FNS, que vai de Açailândia, no Maranhão, a Estrela d’Oeste, em São Paulo.

A Ferrovia Bioceânica vai começar no ponto final da Fico, em Lucas do Rio Verde. A ferrovia passará pela fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, todo o estado de Rondônia e o sul do Acre, na fronteira com o Peru. De lá, irá até o porto de Chancay, construído pelos chineses e inaugurado há 3 meses.

Com informações da Agência Brasil 

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