Notícias

China alcança recorde de importações de minério de ferro em setembro

As importações de minério de ferro pela China em setembro atingiram recorde para um único mês, com um aumento de 10,6% em relação ao mês anterior. O resultado reflete a melhora na demanda e preços mais altos, que fizeram com que as mineradoras aumentassem os embarques.

No total, a China importou 116,33 milhões de toneladas de minério de ferro no mês passado, ficando acima de 100 milhões de toneladas pelo quarto mês consecutivo. Os dados são da Administração Geral de Alfândega e o volume importado em setembro superou em 11,7% as 104,13 milhões de toneladas registradas no mesmo mês de 2024.

Os preços do minério de ferro permanecem acima dos US$ 100 por tonelada desde julho. O preço médio do produto subiu 5,3% em julho na comparação com o mês anterior e, em seguida, avançou 2,5% em agosto e 3,6% em setembro, segundo dados da consultoria Steelhome.

A demanda na China, maior consumidora de minério de ferro, também aumentou depois que algumas usinas retomaram a produção após as restrições impostas por um desfile militar no início de setembro.

A produção média diária de metal quente, normalmente um indicador da demanda de minério, subiu para 2,42 milhões de toneladas no final de setembro, de 2,4 milhões de toneladas no final de agosto, segundo dados da consultoria Mysteel.

Nos três primeiros trimestres de 2025, as importações de minério de ferro da China totalizaram 917,69 milhões de toneladas, mantendo-se estáveis em relação ao ano anterior.

Com informações da Reuters

Voltar

O post China alcança recorde de importações de minério de ferro em setembro apareceu primeiro em Revista Mineração.