Notícias

CSN entrega conjunto de filtros para reduzir emissões em Volta Redonda (RJ)

Como parte do plano de modernização das unidades de sinterização da Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) acaba de entregar o primeiro de três conjuntos de novos filtros, que tem como objetivo reduzir as emissões de material particulado, popularmente chamado de “pó preto”, que afetam a qualidade do ar da cidade.

O conjunto de equipamentos entregue refere-se à Sinterização 2, que já está em operação e tem capacidade para tratar 1,6 milhão de metros cúbicos de gases por hora. Com mais de 30 metros de altura, a estrutura foi projetada com tecnologia que inclui placas coletoras de 12 metros de altura, sistema de batimento automatizado, arrastadores de corrente e transporte pneumático de pó em fase densa.

O novo sistema substitui e complementa os equipamentos que estavam em operação, elevando a eficiência do controle ambiental da unidade.

Próximas etapas

Conforme cronograma apresentado pela CSN, o segundo conjunto de filtros, destinado à Sinterização 4, será entregue até o início de agosto deste ano e o terceiro e último conjunto, que atenderá à Sinterização 3, tem operação prevista para começar em 2026.

A previsão da empresa é de que, com os três conjuntos de filtros em funcionamento, as emissões fugitivas da usina sejam reduzidas significativamente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e o atendimento aos compromissos ambientais assumidos pela companhia.

Voltar

O post CSN entrega conjunto de filtros para reduzir emissões em Volta Redonda (RJ) apareceu primeiro em Revista Mineração.