Notícias

Descarbonização: Cedro Mineração faz testes com caminhões movidos a GNV

A Cedro Mineração e a produtora de biometano Gás Verde fecharam parceria para um projeto piloto de descarbonização de frota. Durante o mês de outubro acontece um período de testes no qual a Cedro vai utilizar um caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte de minério de ferro entre Mariana e o Terminal Fazendão da Vale.

Com o uso do veículo, que terá as emissões neutralizadas por meio do Certificado de Garantia de Origem do Biometano (CGOB) emitido pela Gás Verde, a projeção é de uma redução em até 99% das emissões da frota da Cedro Mineração, que atualmente utiliza caminhões movidos a diesel.

Ao longo de um ano, a previsão da empresa é de que cerca de 11 mil toneladas de CO2 sejam neutralizadas com certificados pela Gás Verde, o equivalente ao plantio de mais de 72 mil árvores.

O teste com GNV é o primeiro passo para a descarbonização. Na sequência, serão utilizados veículos movidos a biometano, biocombustível renovável produzido a partir da purificação do biogás gerado na decomposição de matéria orgânica e ainda mais sustentável que o GNV, de origem fóssil.

“É nosso compromisso influenciar positivamente o setor de mineração e enfrentar os desafios de forma a garantir um presente e um futuro cada vez mais sustentáveis”, afirma o presidente do conselho de deliberativo da Cedro Participações, Lucas Kallas.

Descarbonização faz parte de expansão da Cedro em Mariana

A parceria entre a Cedro Mineração e a Gás Verde integra o projeto de expansão da mina de Mariana, que tem objetivo de atingir a produção de 5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro premium, o chamado pellet feed, uma matéria-prima com alto teor de qualidade e baixos níveis de impurezas, que permite a redução em pelo menos 50% as emissões de carbono na atmosfera da indústria siderúrgica.

Outra iniciativa da Cedro é a construção do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD). Com 19 Km de extensão, o TCLD será utilizado para transportar minério de ferro de forma eficiente, segura e sustentável e irá futuramente substituir todo o transporte rodoviário, reduzindo ainda mais as emissões e contribuindo para a melhoria nas condições de trânsito da região. De acordo com estimativas da companhia, essa fase do projeto deve levar cerca de 24 meses para ser implementada.

A perspectiva da Cedro é de que sejam gerados cerca de 300 empregos diretos e mil indiretos em Mariana com a expansão, movimentando setores como serviços, comércio e transporte.

O Prefeito de Mariana, Juliano Duarte, esteve presente para o lançamento do projeto piloto e comentou que “o desenvolvimento sustentável é um caminho sem volta, e é motivo de muito orgulho para Mariana receber iniciativas como essa. A carreta movida a GNV representa inovação, redução de impactos ambientais e responsabilidade com o futuro.”

Voltar

O post Descarbonização: Cedro Mineração faz testes com caminhões movidos a GNV apareceu primeiro em Revista Mineração.