Exposibram 2025 começa nesta segunda-feira (27) em Salvador (BA)
A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025) começou nesta segunda-feira (27/10) com a expectativa de reunir mais de 30 mil visitantes e cerca de 2,2 mil congressistas ao longo dos quatro dias de evento no Centro de Convenções Salvador, na Bahia. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a edição deste ano conta com 400 estandes e cinco palcos simultâneos onde serão discutidas as principais tendências e desafios do setor mineral.
O congresso vai receber empresas e instituições do Brasil e de diversos países, entre eles China, Chile, Itália, Estados Unidos, Canadá, França, Suíça, União Europeia e Coreia do Sul. Serão 151 painelistas e 37 moderadores para tratar sobre temas atuais como os minerais críticos e estratégicos, o papel da mineração na COP 30, as perspectivas geopolíticas e econômicas do setor, entre outros temas de destaque.
A programação técnica vai abordar temas como inovação, ESG, mineração em novas fronteiras, diversidade, inclusão e responsabilidade social e ambiental. Para participar do congresso e minicursos, é necessário realizar inscrição mediante pagamento. Já a entrada para a feira de negócios internacional é gratuita.
Confira aqui a programação da Exposibram 2025 e como se inscrever no evento.
Nordeste se destaca em mineração
A edição da Exposibram de 2025 reforça o protagonismo da Bahia e do Nordeste no cenário mineral. Neste contexto, um dos destaques da programação é o painel “A nova fronteira mineral do Nordeste do Brasil”, do Congresso Brasileiro da Mineração, que acontece em paralelo à feira de negócios.
Este painel destaca, em especial, o potencial crescente da região para o desenvolvimento de projetos alinhados à mineração responsável e à transição energética. Estados como a Bahia, por exemplo, concentram importantes reservas de minerais estratégicos, como cobre, lítio, níquel, vanádio e terras raras.
Além disso, a realização da Exposibram em Salvador neste ano reafirma o compromisso do Ibram com a descentralização dos grandes debates sobre o setor mineral e com a valorização de regiões que se consolidam como novas fronteiras de desenvolvimento nacional.
A realização do evento na capital baiana contribui para a atração de investimentos, a geração de negócios e o estímulo à economia regional. O evento conta com o apoio institucional e o patrocínio do Governo da Bahia e da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).
Além da feira e do congresso de mineração, a Exposibram terá atrações especiais como o espaço “Mina de Sons e Sabores”, que vai oferecer três noites de celebração cultural com grandes nomes da música baiana. Entre eles, Bell Marques, Olodum, Luiz Caldas, Timbalada, Leo Estakazero e Targino Gondim.
Haverá também um festival gastronômico com pratos típicos da culinária baiana, que vai reunir até 5 mil pessoas por noite. As apresentações musicais serão exclusivas para convidados.
Mineramundo
A Exposibram 2025 apresenta também o espaço educativo e interativo Mineramundo, voltado ao público dos ensinos fundamental e médio e visitantes da feira. O ambiente oferece atividades como telas touch, quizzes, realidade virtual, fones de ouvido e um trem cenográfico que leva os visitantes a uma viagem pela história dos minerais.
A “Casa da Mineração” é um destaque entre as atividades, mostrando como os minérios estão presentes no dia a dia em equipamentos como geladeira, fogão e televisão.
Rodadas de negócios vão conectar mineradoras e fornecedores
A Exposibram 2025 será palco de Rodadas de Negócios que aproximarão mineradoras e fornecedores qualificados, do Brasil e do exterior, para discutir oportunidades comerciais e fechar contratos estratégicos.
Empresas renomadas do setor já confirmaram participação, como AngloGold Ashanti, Anglo American, CBL Lítio, Grupo Avante – GSM, Jaguar Mining, Kinross, Mineração Rio do Norte, Mineração Taboca, Mineração Usiminas, Mosaic, Nexa e Vale.
O post Exposibram 2025 começa nesta segunda-feira (27) em Salvador (BA) apareceu primeiro em Revista Mineração.
