Exposibram 2025 supera expectativas e atrai mais de 40 mil visitantes
Com mais de 40 mil visitantes, 2.600 congressistas e 400 estandes, a edição 2025 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) encerrou as atividades nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções Salvador.
Foram quatro dias de programação intensa, com 3.500 horas de atividades técnicas e científicas em diversos painéis simultâneos e uma feira de negócios internacional.
Em seu discurso de encerramento, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, ressaltou que a mineração está presente em todos os aspectos da vida moderna, da inteligência artificial às energias renováveis, e que os minerais críticos são essenciais para a segurança nacional e a transição para uma economia sustentável.
Jungmann também destacou que a cultura e a história baianas inspiraram o espírito de colaboração e respeito que pautou o evento, promovendo um verdadeiro encontro entre diferentes segmentos da sociedade e da indústria.
“É tão importante para nossa unidade, que exista essa forma de pensar, de ver, de construir uma sociedade como ela é aqui”, avaliou o gestor.
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, falou sobre a relevância da Bahia na cadeia produtiva mineral e celebrou a realização do evento no estado. Segundo ele, os minerais estratégicos para a preservação ambiental e o avanço da transição energética estão presentes em território baiano.
Carballal ressaltou o protagonismo da Bahia no cenário nacional e o alinhamento com as políticas do IBRAM, que promovem o desenvolvimento responsável e integrado do setor em todo o país.
“Os minerais que vão garantir a preservação da vida estão aqui e a transição energética passa pela Bahia e pelo Brasil e passa, portanto, pela política que o IBRAM vem tão bem desenvolvendo para todos os estados brasileiros, sob a liderança de Raul Jungmann”, afirmou o presidente da CBPM.
Para o presidente e CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Rohitesh Dhawan, o futuro da mineração global está sendo construído no Brasil, elogiando a liderança e a visão do Ibram na condução de um setor comprometido com sustentabilidade e inclusão. O executivo afirmou que o trabalho brasileiro serve de exemplo para o mundo, ao unir diferentes setores da sociedade em torno de uma mineração que gera valor compartilhado.
“Quando as pessoas me perguntam ‘qual é o futuro da mineração?’, eu digo para elas virem ao Brasil e verem por si mesmas”, disse Dhawan, que também destacou o espírito de cooperação que marcou a Exposibram 2025.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se pronunciou em vídeo transmitido durante o encerramento do evento, ressaltando o empenho do governo federal em modernizar e fortalecer a governança do setor mineral. O ministro disse que o governo está empenhado na estruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM), com o uso de ferramentas de automação e inteligência artificial voltadas à fiscalização, segurança e combate à mineração ilegal, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental. “Isso ajudará a garantir a fiscalização do setor, e impede a atividade ilegal e é indispensável para a segurança das pessoas e do meio ambiente”, declarou o ministro.
Parceria Senai-Cimatec
Durante a solenidade de encerramento da Exposibram 2025, foi firmada uma parceria entre o Ibram e o Senau-Cimatec, voltada à expansão da oferta de cursos presenciais e online para o setor mineral. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de ações em educação, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, com foco na capacitação de profissionais e na geração de conhecimento aplicado.
O diretor-geral do Senai-Cimatec, Leoni Andrade, comentou que “a iniciativa representa um compromisso mútuo de transformar conhecimento em valor para o país e fortalecer a competitividade da indústria brasileira”, declarou.
Em 2026, a Exposibram será realizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais, entre os dias 24 e 27 de agosto.
O post Exposibram 2025 supera expectativas e atrai mais de 40 mil visitantes apareceu primeiro em Revista Mineração.
