Gigante da siderurgia assina acordo com St George no Projeto Araxá
A St George e a siderúrgica Liaoning Fangda assinaram um acordo comercial para colaborar no desenvolvimento do Projeto Araxá de terras raras de nióbio de alto teor em Minas Gerais.
O acordo assinado com a subsidiária Beijing Fangda Carbon-Tech Co, prevê, entre outras iniciativas, a concessão de direitos exclusivos para a aquisição de 20% dos produtos de nióbio pela Fangda em um período de cinco anos.
Os termos incluem oportunidades de marketing, aquisição e financiamento com o objetivo de avançar o ativo de classe mundial através de estudos de viabilidade para uma decisão final de investimento.
A Fangda também fornecerá apoio financeiro para o desenvolvimento de Araxá por meio de um investimento em St George ou de um empréstimo pré-pago. O acordo não vinculativo permitirá à St George prosseguir parcerias adicionais com outros investidores estratégicos e celebrar outras transações envolvendo o projeto.
Para o presidente executivo da St George, John Prineas, a parceria com a Fangda reconhece a importância estratégica de Araxá como potencial fornecedor global de produtos de nióbio e contribui para reduzir o risco do projeto.
“A nossa capacidade de atrair gigantes globais como Fangda fala muito sobre o potencial deste projecto e reconhece a gestão nacional de alto desempenho que St George estabeleceu para impulsionar o seu desenvolvimento”, disse.
Além do fornecimento de apoio financeiro para o desenvolvimento do Projeto Araxá, por meio de um empréstimo como pré-pagamento pela aquisição da produção, o acordo entre a Fangda e a St George inclui consultoria técnica com suporte para o desenvolvimento e a construção da mina na cidade de Araxá.
“Com a extensa mineralização próxima à superfície já confirmada por perfurações históricas, bem como pelo acesso à infraestrutura existente, continuamos a posicionar St George para se tornar o próximo player global de nióbio”, concluiu John Prineas.
O post Gigante da siderurgia assina acordo com St George no Projeto Araxá apareceu primeiro em Revista Mineração.