Mais duas barragens da Vale em MG deixam nível de emergência
Mais duas barragens da Vale tiveram seus níveis de emergência retirados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As barragens Doutor, em Ouro Preto, e Dicão Leste, em Catas Altas estavam em nível 1 de emergência e agora receberam Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, que atesta a segurança das estruturas.
“A retirada do nível de emergência das barragens Doutor e Dicão Leste reforça o compromisso da Vale com a segurança das comunidades e com a evolução contínua na gestão de suas estruturas. Continuamos avançando com as obras de reforço, de descaracterização e com o monitoramento”, afirma o diretor de Geotecnia e Hidrogeologia da Vale, Quintiliano Guerra.
Desde 2022, um total de 21 estruturas da mineradora deixaram o nível de emergência.
Na barragem Doutor, na Mina Timbopeba, os avanços nas obras de descaracterização contribuíram para o aumento da segurança da estrutura. Além disso, houve a instalação de novos instrumentos que permitiram a obtenção de informações mais precisas sobre a estrutura. Doutor é uma das 12 estruturas a montante que estão sendo descaracterizadas pela Vale como parte do Programa de Descaracterização da empresa.

Já a barragem Dicão Leste, que fica na Mina Fazendão, passou desde 2020 por melhorias e adequações, além de estudos que indicaram melhoras nas condições de estabilidade. Esses avanços permitiram a sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva em setembro.
No mês passado, a barragem 6, da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, também teve a sua retirada de nível pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
O post Mais duas barragens da Vale em MG deixam nível de emergência apareceu primeiro em Revista Mineração.
