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Ministério dos Transportes planeja incluir Fiol 1 em leilão do corredor Leste-Oeste

O corredor ferroviário Leste-Oeste deve ter uma única concessão de licitação que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1), atualmente administrada pela Bahia Mineração (Bamin), também responsável pelo projeto do Porto Sul, localizado em Ilhéus (BA). A estimativa é de que serão necessários cerca de R$ 60 bilhões em investimentos.

O projeto de concessão que foi à consulta pública no início deste ano não previa a Fiol 1, que está com as obras paralisadas. O plano anterior já era considerado um desafio financeiro. A entrada do porto na modelagem planejada pelo Ministério dos Transportes reforça a necessidade de recursos federais.

Os investimentos previstos pelo modelo apresentado em fevereiro somariam R$ 14 bilhões, entre obras e aquisição de equipamentos. O principal deles é a obra de construção do trecho de 838 quilômetros da Fiol 3.

Segundo informações do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, divulgadas pela Agência iNFRA, a nova modelagem deve ser encaminhada para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no início de 2026. Neste cronograma, o edital tem publicação prevista para o primeiro semestre de 2026.

O traçado cruza os estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso e a previsão é de que quando operacional, viabilize o transporte de cargas para Itaqui (MA), Aratu (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), tanto pela conexão com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) ou pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), além do porto projetado para Ilhéus.

Parte do corredor já está sendo executado como obra pública pela Infra SA. É o caso da Fiol 2, entre Caetité e Barreiras (BA). Além disso, na renovação das concessões da Vale fechada em 2020, a mineradora ficou responsável pela construção da Fico 1, entre Mara Rosa (GO) e a Água Boa.

No caso da Fiol 1, as obras começaram a ser executadas pela Bamin, que agora está inadimplente. Considerando Fiol 1 e Fiol 2, cerca de 70% dos trechos estão concluídos, e o traçado restante demandaria mais aproximadamente R$ 7 bilhões.

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