Nexa assina acordo pela descarbonização com outras dez mineradoras

A Nexa Resources assinou um memorando de entendimento setorial com outros dez parceiros para emissões zero de CO2 no longo prazo. O acordo firmado durante o Mining Inovation Summit 2025 estabelece que as mineradoras signatárias, alinhadas pelo compromisso com a descarbonização, compartilhem desafios comuns e colaborem no desenvolvimento de ações conjuntas, visando impulsionar oportunidades sustentáveis para todo o setor.
A inovação é um diferencial competitivo da Nexa para atingir o compromisso, sendo destinados anualmente US$ 8 milhões para iniciativas voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A companhia opera com um modelo de inovação global e aberta, pautado pela colaboração com universidades, centros de pesquisa, hubs de inovação, startups e empresas consolidadas.
A empresa mantém os compromissos de ESG para reduzir em 20% as emissões de efluentes diretos (escopo 1), o que representa evitar que 52 mil toneladas de CO2 equivalente sigam para a atmosfera até 2030. A Nexa pretende também alcançar a neutralidade de emissões até 2040 e chegar ao nível zero de emissões líquidas até 2050, em conformidade com o Acordo de Paris, tratado internacional para a diminuição de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Referência de descarbonização
O inventário de emissões da Nexa, realizado segundo a metodologia GHG Protocol, aponta que a empresa possui uma das menores pegadas de carbono registradas no setor, com intensidade de emissão de 0,36 toneladas de CO2 equivalente, incluindo escopos 1 e 2 (emissões indiretas do consumo de eletricidade) por tonelada de zinco e óxido de zinco vendidos. Atualmente suas emissões nestes dois escopos são aproximadamente nove vezes menores do que a média global do setor de zinco.
Por conta do compromisso de descarbonização, a Nexa registra as emissões de carbono na LMEpassport, plataforma da Bolsa de Metais de Londres que promove sustentabilidade e transparência no setor de metais básicos.
Além disso, a mineradora participa de discussões com a International Zinc Association (IZA) sobre o desenvolvimento de diretrizes industriais. O objetivo é padronizar as categorias relevantes no escopo 3 (emissões indiretas, oriundas da cadeia de valor da empresa), uma vez que estas forem estabelecidas.
A necessidade de reduzir a pegada de carbono tem impulsionado a Nexa a desenvolver e implementar projetos inovadores voltados à incorporação de combustíveis com menor impacto ambiental em seus processos produtivos.
Atualmente, as fontes renováveis representam 70% da matriz energética da empresa, resultado alcançado por meio da utilização de biomassa e outras fontes de energia renovável, que substituem gradativamente os combustíveis fósseis.
O post Nexa assina acordo pela descarbonização com outras dez mineradoras apareceu primeiro em Revista Mineração.