Notícias

Nexa tem plano pioneiro de descomissionamento de minas em Vazante (MG) com 8 anos de antecedência

A Nexa está preparando 80% de suas terras na cidade de Vazante, no Noroeste de Minas Gerais, para uso sustentável do município no futuro. O projeto Vazantes Mineiras prevê o descomissionamento das minas subterrâneas com oito anos de antecedência e inclui iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico para o desenvolvimento socioambiental nas áreas rurais do município.

A ideia surgiu a partir de discussões internas nas revisões periódicas do plano de descomissionamento e levaram em conta o DNA da Nexa de realizar parcerias e projetos que já visam a sustentabilidade e o empreendedorismo local.

O projeto propõe a abordagem da economia regenerativa, que potencializa a geração de renda, considerando a vocação, os costumes e características sociais, políticas e econômicas da comunidade ali existente.

O Vazantes Mineiras abrange um território de mais de 3 mil hectares (ha) da Nexa no município de Vazante, sendo 20% de área de mineração e 80% de áreas verdes. Dentro deste espaço existe uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de aproximadamente 450 ha; Onze áreas de Reserva Legal que somam 351 ha; Dezenove Áreas de Preservação Permanente, perfazendo um volume de 282 ha.

Estas áreas protegidas estão sendo utilizadas para as pesquisas e atividades de turismo e educação ambiental. Para plantio e produção, está destinada uma área verde com aproximados 1,6 mil ha.

Como parte da estrutura, a iniciativa conta com o Centro de Estudo e Pesquisa, (CEP), espaço destinado para o desenvolvimento e implantação geral do projeto. Além disso, já existe uma parceria de incentivo à pesquisa, firmada com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na condução do estudo “Levantamento Florístico de Áreas de Reserva da Nexa-Vz”.

Duas fazendas, onde foram instalados pontos de apoio à equipe que trabalha nas áreas, abrigam cerca de 300 cabeças de gado, das quais mais de 100 bezerras nasceram da técnica Fertilização In Vitro durante o desenvolvimento do projeto. Estão também em operação, um viveiro de produção de mudas com capacidade de até 80 mil exemplares por ano e um pivô central de irrigação com área de 11 hectares.

Estratégia em quatro pilares

O projeto Vazantes Mineiras segue o Plano Estratégico de Gestão de Usos Múltiplos da Terra, subdividido em quatro pilares: pesquisa, plantio e produção, social e turismo.

Além da pesquisa com a UFU, várias ações já foram desenvolvidas no que se refere a plantio e produção. Entre eles, a criação de gado para melhoramento genético, construção de viveiro para produção de mudas, que serão utilizadas para reflorestamento, reaproveitamento de estéril e rejeito com agregados de concreto na construção civil.

O plantio de agrofloresta é um destaque do projeto, com cultivo de café, frutas do cerrado e agricultura regenerativa. Da mesma forma, está sendo analisada a possibilidade de implantação de energia solar, produção de biocombustíveis e processamento de castanhas do cerrado.

No quesito social, a iniciativa inclui o Programa de Educação Ambiental (PEA) que recebe alunos das escolas públicas e privadas para visitas às instalações do Vazantes Mineiras.

Pelo eixo do turismo, o Vazantes Mineiras tem também o objetivo de fazer parte da rota de turismo do município de Vazante, visando respeitar as vocações e as potencialidades histórico-culturais da cidade. O projeto, que oferece trilhas interativas, já recebeu 354 visitantes em 2025. A meta atual é superar um público de 500 pessoas por ano.

Voltar

O post Nexa tem plano pioneiro de descomissionamento de minas em Vazante (MG) com 8 anos de antecedência apareceu primeiro em Revista Mineração.