Ouro avança 27% e se destaca em ano turbulento para mercado de metais
O ouro caminha para um dos seus maiores ganhos anuais deste século, com um avanço de 27% que tem sido alimentado pela flexibilização monetária dos EUA, pelos riscos geopolíticos sustentados e por uma onda de compras por parte dos bancos centrais.
Embora o ouro tenha caído desde a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, os ganhos do metal precioso ao longo de 2024 ainda superam a maioria das outras matérias-primas. Os metais básicos tiveram um ano misto, enquanto o minério de ferro caiu e os problemas do lítio se aprofundaram.
Os desempenhos variados ao longo de 2024 destacam a ausência de um impulsionador único e dominante que direcionou a sorte do complexo, ao mesmo tempo que destacam o desempenho dos metais, tanto básicos como preciosos, no próximo ano.
Para 2025, os investidores estão concentrados na incerteza em torno da política monetária dos EUA, nas potenciais fricções da presidência de Trump e nos esforços da China para relançar o crescimento.
Os fortes ganhos do ouro este ano, no entanto, podem sinalizar uma possível mudança na dinâmica do mercado, uma vez que aconteceram apesar de um dólar americano mais forte e do aumento dos rendimentos reais do Tesouro, ambos normalmente ventos contrários.
Para o analista do StoneX Group Inc., David Scutt, o cenário para o ouro parece ter mudado e o metal precioso tem sido “tão notável quanto implacável, tornando-se minha maior surpresa de mercado em 2024”.
Com informações da Bloomberg
O post Ouro avança 27% e se destaca em ano turbulento para mercado de metais apareceu primeiro em Revista Mineração.