Sibanye Stillwater é condenada a indenizar Appian por fim de acordo
A mineradora sul-africana Sibanye Stillwater terá que indenizar a Appian Capital Advisory após cancelar o acordo de compra das minas de níquel e cobre Santa Rita e Serrote, no valor de US$ 1,2 bilhão.
A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior de Londres após a consultoria processar a produtora de metais preciosos e o valor da indenização será decidido após audiência na corte londrina em novembro de 2025.
Conforme o juiz Christopher Butcher, a Sibanye não tinha fundamentos para rescindir a compra, uma vez que estava sob a obrigação de fechar o acordo.
Em comunicado, a Appian informou que vai buscar recuperar, na íntegra, as perdas do negócio frustrado, incluindo os juros que teriam acumulado desde janeiro de 2022.
“Se a Sibanye não puder pagar integralmente as indenizações concedidas à Appian no processo de quantificação, a Appian buscará todas as opções de execução”, pontua a empresa no comunicado.
Ao se posicionar sobre o assunto, a Sibanye explicou que acredita ser necessário um julgamento para determinar os danos potenciais que a empresa poderá ser obrigada a pagar à Appian.
Em outubro de 2021, a Sibanye anunciou um acordo para a aquisição das minas, que são propriedade de afiliadas de fundos assessorados pela Appian.
Três meses depois, desistiu da compra, citando instabilidade geotécnica na mina Santa Rita, que, segundo a empresa, teria um impacto material e adverso nas operações futuras.
Com informações da Reuters
O post Sibanye Stillwater é condenada a indenizar Appian por fim de acordo apareceu primeiro em Revista Mineração.