Notícias

UE prorroga análise da compra das operações de níquel da Anglo American pela MMG

A compra dos ativos de níquel da Anglo American no Brasil pela MMG, companhia de mineração listada em Hong Kong, enfrentará um atraso maior do que o previsto após a Comissão Europeia decidir estender a análise regulatória do negócio. A informação foi confirmada pela MMG nesta segunda-feira (24/11).

O órgão, responsável por avaliar questões de concorrência na União Europeia, iniciou no começo de novembro a investigação de fase II, procedimento aplicado a transações consideradas de potencial impacto competitivo. No entanto, a MMG afirmou que ainda não há estimativa de quando a Comissão deve concluir a avaliação.

A extensão do processo reforça o ambiente de maior rigor regulatório em operações envolvendo empresas chinesas e setores estratégicos, como o de metais e recursos naturais.

Anunciado em fevereiro, o acordo prevê a venda de dois projetos de ferroníquel e dois projetos greenfield da Anglo American no Brasil. No início deste mês, a Comissão Europeia alertou que a operação poderia permitir que a MMG redirecionasse ferroníquel da Europa, afetando a cadeia regional de produção de aço inoxidável.

Enquanto aguarda a decisão, o prazo para o cumprimento de todas as obrigações estabelecidas no acordo foi prorrogado para 30 de junho de 2026 — antes previsto para 18 de novembro de 2025, segundo a MMG.

A empresa acrescentou que continuará colaborando com a Anglo American e com a Comissão Europeia para fornecer as informações necessárias durante a análise do caso.

 

Voltar

O post UE prorroga análise da compra das operações de níquel da Anglo American pela MMG apareceu primeiro em Revista Mineração.