Vale eliminará uso de água no processamento mineral em Carajás até 2027

A Vale planeja eliminar o uso de água para o beneficiamento de minério de ferro das minas de Carajás, no Pará, até 2027. Segundo a mineradora, aproximadamente 90% da produção na região já acontece sem o uso de recursos hídricos, garantindo a ausência de rejeitos e a necessidade do uso de barragens para armazenamento.
A redução de custos proporcionada pela eliminação do uso da água busca aumentar a competitividade e segurança da operação, conforme informou a Vale.
Ainda trabalham no sistema anterior seis linhas da Usina 1, da Serra Norte, que depositam rejeitos na barragem do Gelado, onde a companhia tem um projeto de reaproveitamento dos resíduos.
A previsão da Vale é utilizar o método que trabalha apenas com a umidade natural nessas linhas até 2027. De acordo com estimativas da mineradora, todo o material presente na barragem seja reaproveitado na produção até 2037.
A partir da conversão da Usina 1 de Carajás para o beneficiamento a umidade natural, o projeto Gelado deve alcançar a capacidade de 10 milhões de toneladas por ano.
Com informações da Reuters
O post Vale eliminará uso de água no processamento mineral em Carajás até 2027 apareceu primeiro em Revista Mineração.