Notícias

Vale quer recuperar 7 Mt de minério de ferro com reaproveitamento de rejeitos

Economia circular na mineração

Em Minas Gerais, a mineração circular está viabilizando a eliminação das pilhas de estéril da mina de Serrinha. O material está sendo transportado para a usina de Mutuca, em Nova Lima, para reaproveitamento. 

Em Serra Norte, no Pará, na operação do Gelado, está previsto o reaproveitamento de 138 milhões de toneladas de rejeitos de minério de ferro da barragem Gelado para produzir pellet feed de altíssima qualidade.  O objetivo no Gelado é reduzir 62% do rejeito total dispostos na barragem acumulados em 37 anos de operação.

Coprodutos

Outro benefício do programa são as iniciativas de coprodutos, que possuem potencial de gerar um novo destino para subprodutos como a areia em blocos de pavimentação e areia comercial para a construção civil.

Em 2023, foi criada a empresa Agera para desenvolver e ampliar negócio de Areia Sustentável da Vale. Após sete anos de pesquisa, o coproduto começou ser produzido em 2021 como substituto da areia extraída do meio ambiente. 

Desde então, já foram destinados ao setor de construção civil e à projetos de pavimentação rodoviária cerca de 2,1 milhões de toneladas da areia sustentável. A expectativa é comercializar aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de areia sustentável até o fim de 2024.

Outro destaque é a Fábrica de Blocos do Pico. Inaugurada pela Vale em 2020, trata-se de planta que transforma rejeitos da mineração em blocos para construção civil. Localizada na Mina do Pico, em Itabirito, Minas Gerais, a fábrica promove a economia circular ao reaproveitar cerca de 30 mil toneladas de rejeitos por ano, produzindo 3,8 milhões de itens como pisos intertravados, blocos de concreto e placas de vedação. 

O projeto contribui para a sustentabilidade ambiental e, também, oferece uma alternativa ao uso de areia natural, um recurso cada vez mais escasso.

Voltar

O post Vale quer recuperar 7 Mt de minério de ferro com reaproveitamento de rejeitos apareceu primeiro em Revista Mineração.