Notícias

Aura Minerals inicia produção de ouro em Borborema no RN

Com a expectativa de atingir a produção comercial no terceiro trimestre de 2025, a Aura Minerals deu início à produção de ouro e à fase de ramp-up da Mina Borborema, localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

Após o processo de ramp up, a expectativa é de que Borborema passe a responder pela segunda maior produção anual das cinco operações em produção da Aura Minerals.

Em comunicado, a companhia reforçou que Borborema será um forte impulsionador econômico e exemplo do crescimento estratégico da Aura no setor de mineração no Brasil.

Para o presidente e CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, o início da produção em Borborema é um marco importante para a companhia. Ele destacou que esta é a quinta mina em operação e o segundo projeto greenfield do portfólio, além de ter potencial para ser a operação com um dos menores custo da companhia.

“Esse resultado comprova a eficácia da nossa estratégia de desenvolver projetos simples, escaláveis e eficientes, de fácil implantação e operação, consolidando a Aura como uma operadora confiável e construtora de novas minas”, afirma.

Barbosa acrescenta ainda: “Destacamos os sólidos fundamentos econômicos do Projeto Borborema, que apresenta uma taxa interna de retorno (TIR) pós-impostos de 41,8% em base desalavancada e de 81,4% quando alavancada em 50%,considerando o preço do ouro a US$ 2.600 por onça.”

Em 2023, a Aura Minerals realizou um estudo de viabilidade indicando uma produção estimada de 748 mil onças de ouro ao longo de 11,3 anos de vida útil da mina (LOM), com possibilidades de expansão em um depósito que contém mais de 2 milhões de onças de ouro.

Detentora 100% das ações da Borborema, a Aura prevê uma produção de 33 mil a 40 mil onças de ouro em 2025.

 

Voltar

O post Aura Minerals inicia produção de ouro em Borborema no RN apareceu primeiro em Revista Mineração.