Notícias

Itaminas realiza primeira exportação direta de minério de ferro via Porto Sudeste

Itaminas aquisição

A Itaminas, sediada Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), realizou a primeira exportação direta de minério de ferro para o mercado internacional. A operação contou com a infraestrutura do Porto Sudeste, localizado no litoral do Rio de Janeiro, conforme previsto em parceria fechada em março deste ano.

Além de aumentar a agilidade e a competitividade da Itaminas, a exportação direta dos produtos aumenta a autonomia comercial da mineradora e amplia o acesso a diferentes destinos globais.

A previsão da mineradora é de exportar 4 milhões de toneladas de minério por ano para novos mercados internacionais, como o Oriente Médio.

Para o CEO da Itaminas, Thiago Toscano, a exportação direta é um passo fundamental na consolidação da empresa como uma mineradora de referência no Brasil, além de abrir portas para novas oportunidades de negócio.

Alinhada com a estratégia de internacionalização da empresa, a iniciativa em parceria com o Porto Sudeste busca expandir o volume exportado, além de diversificar os destinos.

O vice-presidente de Operações da Itaminas, Argeu Géo Filho, destaca que a nova rota logística vai impactar na redução de prazos para entrega do minério de ferro no exterior, ampliando o alcance de mercados internacionais.

A diretora de Operações da Itaminas, Clacione Clás, reforça que a exportação direta fortalece a cadeia de valor, com a integração entre produção, transporte e embarque.

Um dos principais corredores logísticos do país, o Porto Sudeste fornece via marítima acesso a mercados da Ásia, Oriente Médio e Europa, potencializando o fluxo de commodities do interior de Minas Gerais para o exterior. O empreendimento recebe insumos vindos da Ferrovia Central do Brasil (EFCB) e de rodovias.

Voltar

O post Itaminas realiza primeira exportação direta de minério de ferro via Porto Sudeste apareceu primeiro em Revista Mineração.