Vale e Petrobras fecham acordo para fornecimento de combustíveis menos poluentes
Avançando na pauta de descarbonização, a Vale e a Petrobras assinaram, nesta sexta-feira (18), um acordo de aliança estratégica para fornecimento de produtos com foco na competitividade.
A parceria dá sequência ao protocolo de intenções assinado pelas empresas em setembro de 2023 e que prevê testes e potencial comercialização de três produtos: diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável.
Como primeira parte do acordo, o fornecimento de diesel com conteúdo renovável (Diesel R5) feito pela Petrobras já começou a ser fornecido à Vale na segunda semana de outubro para a realização de testes em escala industrial na Estrada de Ferro Vitória a Minas e na mina de Fábrica Nova, no Complexo Mariana (MG).
O Diesel R5 é um diesel S10 com percentual de 5% de HVO (óleo vegetal hidrotratado, na sigla em inglês) na composição, produzido por coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal. O resultado é um produto com especificação técnica idêntica ao diesel mineral e 60% menos intensidade de carbono na parcela renovável.
Para o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, a parceria traz benefícios para ambas as companhias e cria valor para o Brasil. “O acordo reforça o compromisso da Vale de promover a descarbonização das suas operações e de oferecer soluções para reduzir as emissões de seus clientes, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis”, afirma.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressalta que a empresa está desenvolvendo combustíveis cada vez mais verdes na busca pela descarbonização das atividades. “A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa para entregar ao mercado produtos mais verdes, como o Diesel R, e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirma.
O acordo prevê a colaboração em modelos mais competitivos para fornecimento de gás natural, um insumo essencial para a produção de pelotas e também do briquete de minério de ferro – produto desenvolvido pela Vale que contribui para promover a descarbonização da siderurgia.
A parceria também projeta a comercialização pela Petrobras de uma mistura de bunker com baixíssimo teor de enxofre e 24% de biodiesel para testes em uma embarcação de transporte de minério de ferro a serviço da Vale.
O post Vale e Petrobras fecham acordo para fornecimento de combustíveis menos poluentes apareceu primeiro em Revista Mineração.