Notícias

Cedro assume terminal no Porto de Itaguaí

porto itaguai assinatura concessao cedro

A Cedro Participações assinou o contrato de concessão e vai assumir as operações do Terminal ITG02 no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O leilão aconteceu em dezembro de 2024 e o terminal receberá investimentos iniciais da concessionária de RS 3,6 bilhões para construção e operação.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, esse é o maior valor já obtido em leilões do setor. De acordo com o governo federal, a implantação do terminal é um marco para o setor portuário no estado do Rio e tem a previsão de gerar até cinco mil empregos diretos e indiretos durante as obras e operação.

Com 250 mil metros quadrados de área, o terminal da Cedro Participações terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária local em um terço. As operações deverão se concentrar na movimentação, armazenagem e distribuição de minério de ferro.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o presidente do Conselho de Administração da Cedro, Lucas Kallas, informou ainda que a empresa vai construir um trecho ferroviário de 26 km na região de Serra Azul (MG) para facilitar o escoamento de minério de ferro para o terminal.

Segundo ele, a nova ferrovia será conectada à malha da MRS, na região Sudeste, e terá capacidade de transportar 25 milhões de toneladas e vai retirar aproximadamente 5 mil carretas da BR-381. Essa estrada de ferro.

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, destacou que a autoridade portuária segue avançando com investimentos estratégicos como o ITG02. Conforme ele, o investimento fortalece a infraestrutura portuária do Rio de Janeiro e amplia a competitividade no cenário internacional, contribuindo para a geração de empregos e para o crescimento sustentável do Porto de Itaguaí.

(Com informações da Agência Brasil)

Voltar

O post Cedro assume terminal no Porto de Itaguaí apareceu primeiro em Revista Mineração.