CORTES DO GOVERNO FEDERAL NA ANM COMPROMETE FISCALIZAçãO DE BARRAGENSVALLOUREC E SYNGULAR ASSINAM ACORDO PARA ACELERAR PROJETOS DE BIOENERGIA COM CAPTURA DE CARBONOBELGO REAPROVEITA 97% DOS RESíDUOS GERADOS E AVANçA EM EFICIêNCIA AMBIENTALLUíS OTáVIO DE LIMA | LIDERANçA QUE IMPULSIONA A NOVA MINERAçãOHENRIQUE CARBALLAL | “UMA MINERAçãO INCLUSIVA, SUSTENTáVEL E INOVADORA”RICHARD HARRIS | TECNOLOGIA COM FOCO EM VALOR REALFABRICANTE JAPONESA DE BATERIAS TORNA-SE ACIONISTA DA ST GEORGE MININGANDERSON BARANOV ANUNCIA QUE DEIXARá CARGO DE CEO DA NORSK HYDRO BRASILSAMARCO FIRMA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA AUTOPRODUçãO DE ENERGIA EóLICAVIRIDIS INAUGURA OFICIALMENTE PLANTA DE TERRAS RARAS EM MGBNDES QUER IMPULSIONAR MINERAçãO MARINHA E PREVê NOVOS INVESTIMENTOS EM MINERAIS CRíTICOSCMOC INCENTIVA PROJETO QUE CONECTA CRIANçAS à CULTURA E BIODIVERSIDADE DO CERRADOEXPORTAçãO DE NíQUEL SULFETADO DA ATLANTIC NICKEL CRESCE 26% EM 2026MINING INNOVATION SUMMIT 2026 REúNE LíDERES GLOBAIS DA MINERAçãO EM BELO HORIZONTEXCMG APRESENTA SOLUçõES COM IA E ENERGIA LIMPA EM EVENTO GLOBALHYDRO ALCANçA RECORDE HISTóRICO DE SEGURANçA EM MINA DE BAUXITA NO PARáSAMARCO SUPERA META AMBIENTAL COM 95,2% DE REAPROVEITAMENTO DE RESíDUOSEDUARDO ORBAN ASSUME COMO CEO DA MINERAçãO MORRO DO IPêPROJETO INTERNACIONAL PODE TORNAR HIDROGêNIO VERDE MAIS BARATO COM USO DE ALUMíNIOFAZENDA PROPõE SETORES QUE DEVERãO INFORMAR EMISSõES DE CARBONO A PARTIR DE 2027CORTES DO GOVERNO FEDERAL NA ANM COMPROMETE FISCALIZAçãO DE BARRAGENSVALLOUREC E SYNGULAR ASSINAM ACORDO PARA ACELERAR PROJETOS DE BIOENERGIA COM CAPTURA DE CARBONOBELGO REAPROVEITA 97% DOS RESíDUOS GERADOS E AVANçA EM EFICIêNCIA AMBIENTALLUíS OTáVIO DE LIMA | LIDERANçA QUE IMPULSIONA A NOVA MINERAçãOHENRIQUE CARBALLAL | “UMA MINERAçãO INCLUSIVA, SUSTENTáVEL E INOVADORA”RICHARD HARRIS | TECNOLOGIA COM FOCO EM VALOR REALFABRICANTE JAPONESA DE BATERIAS TORNA-SE ACIONISTA DA ST GEORGE MININGANDERSON BARANOV ANUNCIA QUE DEIXARá CARGO DE CEO DA NORSK HYDRO BRASILSAMARCO FIRMA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA AUTOPRODUçãO DE ENERGIA EóLICAVIRIDIS INAUGURA OFICIALMENTE PLANTA DE TERRAS RARAS EM MGBNDES QUER IMPULSIONAR MINERAçãO MARINHA E PREVê NOVOS INVESTIMENTOS EM MINERAIS CRíTICOSCMOC INCENTIVA PROJETO QUE CONECTA CRIANçAS à CULTURA E BIODIVERSIDADE DO CERRADOEXPORTAçãO DE NíQUEL SULFETADO DA ATLANTIC NICKEL CRESCE 26% EM 2026MINING INNOVATION SUMMIT 2026 REúNE LíDERES GLOBAIS DA MINERAçãO EM BELO HORIZONTEXCMG APRESENTA SOLUçõES COM IA E ENERGIA LIMPA EM EVENTO GLOBALHYDRO ALCANçA RECORDE HISTóRICO DE SEGURANçA EM MINA DE BAUXITA NO PARáSAMARCO SUPERA META AMBIENTAL COM 95,2% DE REAPROVEITAMENTO DE RESíDUOSEDUARDO ORBAN ASSUME COMO CEO DA MINERAçãO MORRO DO IPêPROJETO INTERNACIONAL PODE TORNAR HIDROGêNIO VERDE MAIS BARATO COM USO DE ALUMíNIOFAZENDA PROPõE SETORES QUE DEVERãO INFORMAR EMISSõES DE CARBONO A PARTIR DE 2027
Notícias

Estação Ferroviária de Caeté é restaurada com patrocínio da AngloGold

Fechada desde 1988, a Estação Ferroviária de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou por um ano e quatro meses de restauração e foi reinaugurada nesta semana.

O investimento total nas obras foi de cerca de R$ 1,2 milhão, com patrocínio de R$ 942 mil da AngloGold Ashanti e R$ 320 mil destinados pela Prefeitura de Caeté, que fará a gestão do espaço.

A reabertura marca a transformação da estação, que na primeira década do século XX embarcava passageiros e mercadorias pelos trilhos de Minas Gerais, em um equipamento cultural da cidade.

Foto: Divulgação

O mezanino da estação vai abrigar um arquivo público com documentos centenários de Caeté e há planos para que a Secretaria Municipal Cultura, Turismo e Patrimônio se instale no local. Há previsão ainda de que atividades culturais como saraus, shows e apresentações, sejam realizadas no espaço.

“Esta é uma entrega importante para o município. Trata-se de um prédio de 1909 com enorme valor histórico e cultural. Com a revitalização, estamos entregando um equipamento com potencial artístico e de promoção da cultura e turismo locais”, afirma o presidente da Fundação Casa de Cultura de Caeté, Darlan Corradi.

O evento de reabertura da estação reuniu autoridades e moradores da cidade, que puderam assistir à exibição do documentário “Trilhos de arte e memória”, que conta a história do transporte ferroviário em Caeté, produzido pelo Museu Regional de Caeté.

A gerente de relacionamento com comunidades e desenvolvimento social da AngloGold, Carla Lemos, destaca que a contribuição da empresa para a reabertura do equipamento público reforça a possibilidade de deixar um legado para as comunidades onde a produtora de ouro opera, por meio da cultura, geração de renda e trabalho.

“Esperamos que essa restauração possa render bons frutos para todos os caeteenses, valorizando a cultura da cidade e resgatando as memórias de infância de gerações”, comenta.

Segundo ela, a restauração vai permitir um resgate da história de Caeté e ao mesmo tempo criar um espaço de convivência para os moradores do município e de cidades da região.

Foto: Divulgação

Sobre as obras de restauração

A obra de restauração da Estação Ferroviária de Caeté é fruto do primeiro projeto aprovado pela Prefeitura de Caeté na Lei de Incentivo à Cultura e permitiu uma verdadeira transformação do espaço que estava em avançado estado de depreciação provocado pelo tempo e por atos de vandalismo.

Todos os espaços do prédio, além dos jardins, foram reformados, respeitando as características históricas do prédio e recuperando tanto a parte estrutural quanto a beleza estética da estrutura.

Voltar

O post Estação Ferroviária de Caeté é restaurada com patrocínio da AngloGold apareceu primeiro em Revista Mineração.