VALLOUREC E SYNGULAR ASSINAM ACORDO PARA ACELERAR PROJETOS DE BIOENERGIA COM CAPTURA DE CARBONOBELGO REAPROVEITA 97% DOS RESíDUOS GERADOS E AVANçA EM EFICIêNCIA AMBIENTALLUíS OTáVIO DE LIMA | LIDERANçA QUE IMPULSIONA A NOVA MINERAçãOHENRIQUE CARBALLAL | “UMA MINERAçãO INCLUSIVA, SUSTENTáVEL E INOVADORA”RICHARD HARRIS | TECNOLOGIA COM FOCO EM VALOR REALFABRICANTE JAPONESA DE BATERIAS TORNA-SE ACIONISTA DA ST GEORGE MININGANDERSON BARANOV ANUNCIA QUE DEIXARá CARGO DE CEO DA NORSK HYDRO BRASILSAMARCO FIRMA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA AUTOPRODUçãO DE ENERGIA EóLICAVIRIDIS INAUGURA OFICIALMENTE PLANTA DE TERRAS RARAS EM MGBNDES QUER IMPULSIONAR MINERAçãO MARINHA E PREVê NOVOS INVESTIMENTOS EM MINERAIS CRíTICOSCMOC INCENTIVA PROJETO QUE CONECTA CRIANçAS à CULTURA E BIODIVERSIDADE DO CERRADOEXPORTAçãO DE NíQUEL SULFETADO DA ATLANTIC NICKEL CRESCE 26% EM 2026MINING INNOVATION SUMMIT 2026 REúNE LíDERES GLOBAIS DA MINERAçãO EM BELO HORIZONTEXCMG APRESENTA SOLUçõES COM IA E ENERGIA LIMPA EM EVENTO GLOBALHYDRO ALCANçA RECORDE HISTóRICO DE SEGURANçA EM MINA DE BAUXITA NO PARáSAMARCO SUPERA META AMBIENTAL COM 95,2% DE REAPROVEITAMENTO DE RESíDUOSEDUARDO ORBAN ASSUME COMO CEO DA MINERAçãO MORRO DO IPêPROJETO INTERNACIONAL PODE TORNAR HIDROGêNIO VERDE MAIS BARATO COM USO DE ALUMíNIOFAZENDA PROPõE SETORES QUE DEVERãO INFORMAR EMISSõES DE CARBONO A PARTIR DE 2027MINISTRO ALEXANDRE SILVEIRA RECEBE CEO GLOBAL DA MINERAçãO SERRA VERDEVALLOUREC E SYNGULAR ASSINAM ACORDO PARA ACELERAR PROJETOS DE BIOENERGIA COM CAPTURA DE CARBONOBELGO REAPROVEITA 97% DOS RESíDUOS GERADOS E AVANçA EM EFICIêNCIA AMBIENTALLUíS OTáVIO DE LIMA | LIDERANçA QUE IMPULSIONA A NOVA MINERAçãOHENRIQUE CARBALLAL | “UMA MINERAçãO INCLUSIVA, SUSTENTáVEL E INOVADORA”RICHARD HARRIS | TECNOLOGIA COM FOCO EM VALOR REALFABRICANTE JAPONESA DE BATERIAS TORNA-SE ACIONISTA DA ST GEORGE MININGANDERSON BARANOV ANUNCIA QUE DEIXARá CARGO DE CEO DA NORSK HYDRO BRASILSAMARCO FIRMA PARCERIA COM CASA DOS VENTOS PARA AUTOPRODUçãO DE ENERGIA EóLICAVIRIDIS INAUGURA OFICIALMENTE PLANTA DE TERRAS RARAS EM MGBNDES QUER IMPULSIONAR MINERAçãO MARINHA E PREVê NOVOS INVESTIMENTOS EM MINERAIS CRíTICOSCMOC INCENTIVA PROJETO QUE CONECTA CRIANçAS à CULTURA E BIODIVERSIDADE DO CERRADOEXPORTAçãO DE NíQUEL SULFETADO DA ATLANTIC NICKEL CRESCE 26% EM 2026MINING INNOVATION SUMMIT 2026 REúNE LíDERES GLOBAIS DA MINERAçãO EM BELO HORIZONTEXCMG APRESENTA SOLUçõES COM IA E ENERGIA LIMPA EM EVENTO GLOBALHYDRO ALCANçA RECORDE HISTóRICO DE SEGURANçA EM MINA DE BAUXITA NO PARáSAMARCO SUPERA META AMBIENTAL COM 95,2% DE REAPROVEITAMENTO DE RESíDUOSEDUARDO ORBAN ASSUME COMO CEO DA MINERAçãO MORRO DO IPêPROJETO INTERNACIONAL PODE TORNAR HIDROGêNIO VERDE MAIS BARATO COM USO DE ALUMíNIOFAZENDA PROPõE SETORES QUE DEVERãO INFORMAR EMISSõES DE CARBONO A PARTIR DE 2027MINISTRO ALEXANDRE SILVEIRA RECEBE CEO GLOBAL DA MINERAçãO SERRA VERDE
Notícias

Municípios mineradores são premiados por gestão eficiente e desenvolvimento social

A capital federal sediou, nesta segunda-feira (18), a 3ª edição do Prêmio Municípios Mineradores, iniciativa que reconhece cidades brasileiras com destaque em governança pública e na aplicação eficiente dos recursos provenientes da mineração. A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), na Esplanada dos Ministérios, reunindo prefeitos, representantes do governo federal e lideranças do setor mineral.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com a Agenda Pública e o Ministério de Minas e Energia, o prêmio teve como tema “Minerando Futuros” e reforçou o papel estratégico da mineração para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros.

Segundo Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública, a premiação busca avaliar de forma estruturada como as administrações municipais utilizam os recursos oriundos da atividade mineral. “Não basta apenas explorar. É preciso transformar a mineração em ponte para garantir acesso da população à educação, saúde, saneamento básico e outros serviços essenciais”, afirmou.

A abertura do evento contou com a participação da secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt, que destacou a importância econômica do setor mineral no país. De acordo com o ministério, a mineração movimenta mais de R$ 250 bilhões por ano no Brasil, desconsiderando petróleo e gás.

A cerimônia ocorreu paralelamente à XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, em um momento em que o país amplia os debates sobre minerais críticos, terras raras e novos investimentos no setor mineral.

Para Pablo Cesário, os municípios mineradores desempenham papel estratégico no novo ciclo de expansão da mineração brasileira. Segundo ele, a adoção de boas práticas de gestão e planejamento fortalece a capacidade das cidades de atrair investimentos, gerar empregos e ampliar oportunidades econômicas.

Destaques nacionais e regionais da edição 2026

Nesta edição, oito municípios foram reconhecidos como destaques nacionais em diferentes categorias:

  • Alvorada de Minas — Saúde
  • Itaoca — Educação
  • Vila Propício — Proteção social
  • São Gonçalo do Rio Abaixo — Meio ambiente
  • Paragominas — Gestão
  • Itatiaiuçu — Finanças públicas
  • Sarzedo — Infraestrutura
  • Nova Lima — Desenvolvimento econômico

Também receberam reconhecimento regional:

  • Bandeirantes do Tocantins — Região Norte
  • Barrocas — Região Nordeste
  • Alto Horizonte — Região Centro-Oeste
  • São Gonçalo do Rio Abaixo — Região Sudeste
  • Treviso — Região Sul

Comunidade de Boas Práticas

Outro anúncio feito durante a cerimônia foi a criação da Comunidade de Boas Práticas, iniciativa aberta a municípios de todo o país com foco na troca de experiências entre gestores públicos e no fortalecimento de soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

Municípios reconhecidos na premiação

Além dos destaques nacionais e regionais, foram reconhecidos os municípios de Belo Vale, Barro Alto, Pilar de Goiás, Itabira, Marabá, Ouro Preto e Santa Bárbara.

A avaliação considerou indicadores relacionados às áreas de saúde, educação, proteção social, meio ambiente, finanças públicas, infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão.

O processo de seleção foi conduzido por especialistas ligados à Escola Nacional de Administração Pública, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, ao Instituto Arapyaú e ao Ministério de Minas e Energia.

Puderam participar municípios com participação mínima de 5% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) na receita total em pelo menos um ano entre 2018 e 2025.

 

Voltar

O post Municípios mineradores são premiados por gestão eficiente e desenvolvimento social apareceu primeiro em Revista Mineração.