ArcelorMittal e Casa dos Ventos antecipam operação de complexo eólico na Bahia

A ArcelorMittal Brasil e a Casa dos Ventos anteciparam a operação comercial do complexo eólico Babilônia Centro, construído e operado pelas duas empresas. Localizado na Bahia, o empreendimento já conta com 28 dos 123 aerogeradores funcionando, o que representa uma antecipação de 13 semanas em relação ao cronograma original do projeto.
Homologada em janeiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a antecipação reforça o histórico da Casa dos Ventos na entrega de projetos antes do prazo, possibilitada por uma gestão próxima de fornecedores, uma equipe técnica altamente qualificada e um planejamento robusto.
Durante o pico da construção, mais de 1.400 profissionais estão envolvidos, impulsionando a geração de empregos e movimentando a economia local. No total, o projeto gerará mais de 4.500 empregos diretos e indiretos.
O diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, destaca o posicionamento da Casa dos Ventos como referência no mercado de energia renovável.
“O nosso conhecimento do setor e a qualidade da nossa equipe foram fundamentais para esse resultado,” afirma.
Para o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração Latam, Jefferson De Paula, o complexo eólico Babilônia Centro demonstra o comprometimento da ArcelorMittal com a descarbonização por meio da aplicação de energia renovável no processo produtivo.
“Globalmente, o grupo foi pioneiro no setor ao estabelecer a meta global de atingir a emissão líquida zero de carbono até 2050. Nessa jornada, a transição energética é um passo fundamental, razão pela qual ampliamos nossos investimentos em projetos de energia no Brasil, que somam R$ 5,8 bilhões. Também nos orgulhamos de ver nosso aço XCarb, de baixa pegada de carbono, aplicado na construção de uma obra dessa relevância”, ressalta.
A fundação dos aerogeradores deste complexo eólico é feita com o vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb, um aço de baixa pegada de carbono, produzido exclusivamente pela empresa nas usinas do Brasil.
A produção do ArcelorMittal 50 S XCarb utiliza como matéria-prima 100% de sucata metálica em sua composição e 100% da energia elétrica renovável, garantindo redução da ordem de 60% das emissões em comparação com o vergalhão tradicional da empresa. Essa produção especial classifica o vergalhão na categoria “XCarb – Recycled and Renewably Produced”.
Com uma planta solar adicional, o complexo eólico Babilônia Centro se tornará híbrido atingindo uma capacidade instalada total de 800MW ao ser finalizado. A conclusão do projeto integrará a hibridização da geração de energia no local, combinando fontes eólica e solar para otimizar a produção e garantir maior eficiência.
Além de acelerar a transição energética, os complexos híbridos também maximizam o uso das infraestruturas de conexão e distribuição de energia.
O post ArcelorMittal e Casa dos Ventos antecipam operação de complexo eólico na Bahia apareceu primeiro em Revista Mineração.