LITHIUM IONIC NOMEIA CLOVIS TORRES PARA CONSELHO DE ADMINISTRAçãOAPPIAN AVANçA EM PROJETO DE GRAFITE DE R$ 700 MILHõES NO VALE DO JEQUITINHONHAMRN CONCLUI PRIMEIRA TORRE SOBRE O RIO TROMBETAS E AVANçA EM LINHA DE TRANSMISSãOVALE FINALIZA DESCARACTERIZAçãO DA BARRAGEM B7A EM NOVA LIMA (MG)PARANá INAUGURA HUB DE MINERAçãO URBANA PARA RECUPERAR TERRAS RARAS E METAIS ESTRATéGICOSBRAZILIAN NICKEL BUSCA PARCEIROS PARA PROJETO DE US$ 1,4 BILHãO NO PIAUíEMPRESA CANADENSE INVESTIRá R$ 150 MILHõES EM MINERAIS CRíTICOS NO VALE DO JEQUITINHONHANOVA SONDAGEM DA JAGUAR CONFIRMA POTENCIAL DE EXPANSãO DA MINA PILARIBRAM REALIZA LANçAMENTO OFICIAL DA EXPOSIBRAM 2027 EM BELéM (PA)VALE PREVê INVESTIR ATé R$ 13 BILHõES EM DESCARBONIZAçãO E SUSTENTABILIDADEPROJETO DA LITHIUM IONIC AVANçA COM AQUISIçãO DE NOVO EQUIPAMENTOCATERPILLAR LANçA SISTEMA INTELIGENTE EM CAMINHõES-PIPA PARA CONTROLE DE POEIRAANGLO AMERICAN CONQUISTA PRêMIO NO REINO UNIDO POR LIDERANçA EM SUSTENTABILIDADEUFSCAR E TECUMSEH FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER íMãS DE TERRAS RARASMOTA-ENGIL DEVE ASSUMIR FIOL 1 COM INVESTIMENTO DE R$ 7 BILHõES, AFIRMA MINISTROVALE INVESTE R$ 200 MILHõES EM USINA MODELO COM IA E AUMENTA PRODUTIVIDADE EM 25%SAMARCO REPASSA R$ 91,8 MILHõES PARA INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA EM MARIANA (MG)BRASIL PODE LIDERAR OFERTA MUNDIAL DE MINERAIS CRíTICOS, AFIRMA PRESIDENTE DO IBRAMOURO E MINéRIO DE FERRO IMPULSIONAM EXPORTAçõES DE MG EM 2026PROGRAMA MINERAçãO DO FUTURO: CURSO ONLINE E GRATUITO ENSINA COMO ESTRUTURAR UMA AGENDA ESGLITHIUM IONIC NOMEIA CLOVIS TORRES PARA CONSELHO DE ADMINISTRAçãOAPPIAN AVANçA EM PROJETO DE GRAFITE DE R$ 700 MILHõES NO VALE DO JEQUITINHONHAMRN CONCLUI PRIMEIRA TORRE SOBRE O RIO TROMBETAS E AVANçA EM LINHA DE TRANSMISSãOVALE FINALIZA DESCARACTERIZAçãO DA BARRAGEM B7A EM NOVA LIMA (MG)PARANá INAUGURA HUB DE MINERAçãO URBANA PARA RECUPERAR TERRAS RARAS E METAIS ESTRATéGICOSBRAZILIAN NICKEL BUSCA PARCEIROS PARA PROJETO DE US$ 1,4 BILHãO NO PIAUíEMPRESA CANADENSE INVESTIRá R$ 150 MILHõES EM MINERAIS CRíTICOS NO VALE DO JEQUITINHONHANOVA SONDAGEM DA JAGUAR CONFIRMA POTENCIAL DE EXPANSãO DA MINA PILARIBRAM REALIZA LANçAMENTO OFICIAL DA EXPOSIBRAM 2027 EM BELéM (PA)VALE PREVê INVESTIR ATé R$ 13 BILHõES EM DESCARBONIZAçãO E SUSTENTABILIDADEPROJETO DA LITHIUM IONIC AVANçA COM AQUISIçãO DE NOVO EQUIPAMENTOCATERPILLAR LANçA SISTEMA INTELIGENTE EM CAMINHõES-PIPA PARA CONTROLE DE POEIRAANGLO AMERICAN CONQUISTA PRêMIO NO REINO UNIDO POR LIDERANçA EM SUSTENTABILIDADEUFSCAR E TECUMSEH FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER íMãS DE TERRAS RARASMOTA-ENGIL DEVE ASSUMIR FIOL 1 COM INVESTIMENTO DE R$ 7 BILHõES, AFIRMA MINISTROVALE INVESTE R$ 200 MILHõES EM USINA MODELO COM IA E AUMENTA PRODUTIVIDADE EM 25%SAMARCO REPASSA R$ 91,8 MILHõES PARA INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA EM MARIANA (MG)BRASIL PODE LIDERAR OFERTA MUNDIAL DE MINERAIS CRíTICOS, AFIRMA PRESIDENTE DO IBRAMOURO E MINéRIO DE FERRO IMPULSIONAM EXPORTAçõES DE MG EM 2026PROGRAMA MINERAçãO DO FUTURO: CURSO ONLINE E GRATUITO ENSINA COMO ESTRUTURAR UMA AGENDA ESG
Notícias

Ministro Alexandre Silveira recebe homenagem por contribuição ao setor mineral

A trajetória do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi homenageada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). A gestão de Silveira é considerada decisiva para promover a indústria da mineração como agente econômico do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Durante a solenidade, realizada na sede do Ibram em Brasília, o ministro enalteceu o papel fundamental da mineração e ressaltou que o Instituto é um parceiro estratégico para dinamizar o setor minerário.

Silveira afirmou ainda que no segundo semestre o governo apresentará uma política pública voltada a expandir a produção de minerais críticos e estratégicos, defendeu que o Brasil crie mecanismos para agregar valor a esses minerais e que está empenhado em tornar a Agência Nacional de Mineração (ANM) mais robusta para prestar respostas eficientes para as necessidades da indústria da mineração.

O ministro recebeu de Raul Jungmann, Ana Sanches e Anderson Baranov uma placa para simbolizar a homenagem e uma escultura sustentável, feita a partir de elementos naturais, da artista mineira Ianá Coelho.

“Como mineiro, um estado que carrega em seu nome o de uma atividade tão fundamental, que é a atividade mineral, recebo esta generosa homenagem e que Deus me dê saúde e vigor para o trabalho poder, junto com o Ibram, junto com este setor, deixar legado e construir uma mineração melhor”, disse Silveira.

O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, ressaltou que além de um reconhecimento da trajetória do ministro como homem público, a solenidade foi uma chance de promover um estreitamento entre Silveira e o setor.

“Temos a expectativa de termos no segundo semestre uma política nacional voltada para minerais críticos e estratégicos e eu tenho certeza de que o senhor tem todas as qualificações, e tem equipe preparada, para poder nos trazer efetivamente este rumo que o Brasil precisa para não perder esse passaporte de futuro”, declarou Jungmann.

Ainda segundo Jungmann, Alexandre Silveira e sua equipe têm atuado com firme atenção às questões importantes para o setor mineral e o país. “Nós, do setor mineral, queremos produzir mais minerais, mas, também, incrementar a cadeia de valor, o refino, a industrialização e ampliar as exportações brasileiras”, Jungmann.

Ana Sanches reforçou a relevância da mineração e o quão importante é a transformação que o setor está precisando. “A gente compartilha essa luta e esse desafio e ter a presença do ministro aqui nos honra, e só faz esta parceria ficar ainda mais forte, e evidencia toda sua caminhada em busca de abrir portas para o setor. Trabalhando juntos podemos ser mais fortes e irmos mais longe”, afirmou.

Ministro defende que Estado crie mecanismos para agregar valor aos MCEs

Alexandre Silveira disse que está empenhado para que a ANM seja uma “agência reguladora robusta, que possa corresponder ao setor mineral na proporção dos desafios desse setor”. Ele também reforçou a questão da formação de novas cadeias produtivas a partir da produção de minerais críticos.

“É fundamental agregar valor no Brasil, mas sem perder competitividade internacional. É importante que a gente trabalhe políticas para isso, mas não adianta exigir do setor se o Estado brasileiro não criar mecanismos que tornem a cadeia produtiva competitiva”, disse.

Entre as lideranças políticas e empresariais que compareceram à solenidade estavam os ministros de Estado Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wolney Queiroz (Previdência Social), deputados e senadores, além dos integrantes do Conselho Diretor do Ibram, composto por altos executivos da indústria da mineração, presidido por Ana Sanches, CEO da Anglo American Brasil.

Voltar

O post Ministro Alexandre Silveira recebe homenagem por contribuição ao setor mineral apareceu primeiro em Revista Mineração.