ArcelorMittal e Casa dos Ventos iniciam operação comercial plena de complexo eólico
A ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil, e a Casa dos Ventos, referência em energias renováveis, iniciaram a operação comercial completa do Complexo Eólico Babilônia Centro, em Várzea Nova (BA).
O parque eólico foi finalizado de forma antecipada em julho e conta com 123 aerogeradores conectados ao Sistema Interligado Nacional. A autorização para operação comercial plena foi concedida em outubro. O investimento no complexo soma R$ 4,2 bilhões, com 553,5 MW de capacidade instalada. A outorga da ANEEL tem validade de 35 anos.
A joint venture entre as empresas foi criada em abril de 2023. O contrato é um dos maiores de energia renovável do país, garantindo o fornecimento inicial de 267 MW de energia eólica para a ArcelorMittal — suficiente para abastecer mais de 1 milhão de residências. O empreendimento marca o primeiro projeto eólico da siderúrgica no Brasil.
Para Everton Negresiolo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, o início antecipado reforça a estratégia energética da companhia. “A inauguração do Complexo Babilônia Centro permite diversificar a matriz, reduzir custos e avançar na descarbonização”, afirma.
Durante a construção, a ArcelorMittal forneceu o vergalhão XCarb©, produzido com 100% de sucata metálica reciclada e 100% de energia renovável. O material reduz em cerca de 60% as emissões de carbono na fabricação.
O complexo pode evitar a emissão de 204 mil toneladas de CO₂ por ano, contribuindo para as metas da ArcelorMittal de alcançar 100% de energia renovável até 2030 e neutralidade de carbono até 2050.
Desde fevereiro, parte do parque já operava de forma antecipada. Para Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, o avanço é resultado da boa sinergia entre as companhias. “Temos uma visão estratégica alinhada e uma cooperação operacional eficiente”, destaca.
Em agosto do ano passado, ArcelorMittal e Casa dos Ventos ampliaram a parceria com uma nova joint venture para a instalação de uma usina solar de 200 MW no mesmo complexo, entre Morro do Chapéu e Várzea Nova. O investimento é de R$ 700 milhões, e a operação comercial está prevista para dezembro de 2025.
O post ArcelorMittal e Casa dos Ventos iniciam operação comercial plena de complexo eólico apareceu primeiro em Revista Mineração.
