WABTEC CONCLUI EMBARQUE DE 17 LOCOMOTIVAS PARA A AUSTRáLIAVALE CONFIRMA QUE NãO VAI INVESTIR NA BAMIN E REFORçA CRITéRIOS TéCNICOSUS$ 5 BILHõES: ANGLO AMERICAN E CODELCO OFICIALIZAM PARCERIA PARA OPERAçãO CONJUNTA DE COBREANGLOGOLD ASHANTI DESTACA INOVAçãO E ECONOMIA CIRCULAR COM CO-PRODUTOS DO OUROLITHIUM IONIC NOMEIA CLOVIS TORRES PARA CONSELHO DE ADMINISTRAçãOAPPIAN AVANçA EM PROJETO DE GRAFITE DE R$ 700 MILHõES NO VALE DO JEQUITINHONHAMRN CONCLUI PRIMEIRA TORRE SOBRE O RIO TROMBETAS E AVANçA EM LINHA DE TRANSMISSãOVALE FINALIZA DESCARACTERIZAçãO DA BARRAGEM B7A EM NOVA LIMA (MG)PARANá INAUGURA HUB DE MINERAçãO URBANA PARA RECUPERAR TERRAS RARAS E METAIS ESTRATéGICOSBRAZILIAN NICKEL BUSCA PARCEIROS PARA PROJETO DE US$ 1,4 BILHãO NO PIAUíEMPRESA CANADENSE INVESTIRá R$ 150 MILHõES EM MINERAIS CRíTICOS NO VALE DO JEQUITINHONHANOVA SONDAGEM DA JAGUAR CONFIRMA POTENCIAL DE EXPANSãO DA MINA PILARIBRAM REALIZA LANçAMENTO OFICIAL DA EXPOSIBRAM 2027 EM BELéM (PA)VALE PREVê INVESTIR ATé R$ 13 BILHõES EM DESCARBONIZAçãO E SUSTENTABILIDADEPROJETO DA LITHIUM IONIC AVANçA COM AQUISIçãO DE NOVO EQUIPAMENTOCATERPILLAR LANçA SISTEMA INTELIGENTE EM CAMINHõES-PIPA PARA CONTROLE DE POEIRAANGLO AMERICAN CONQUISTA PRêMIO NO REINO UNIDO POR LIDERANçA EM SUSTENTABILIDADEUFSCAR E TECUMSEH FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER íMãS DE TERRAS RARASMOTA-ENGIL DEVE ASSUMIR FIOL 1 COM INVESTIMENTO DE R$ 7 BILHõES, AFIRMA MINISTROVALE INVESTE R$ 200 MILHõES EM USINA MODELO COM IA E AUMENTA PRODUTIVIDADE EM 25%WABTEC CONCLUI EMBARQUE DE 17 LOCOMOTIVAS PARA A AUSTRáLIAVALE CONFIRMA QUE NãO VAI INVESTIR NA BAMIN E REFORçA CRITéRIOS TéCNICOSUS$ 5 BILHõES: ANGLO AMERICAN E CODELCO OFICIALIZAM PARCERIA PARA OPERAçãO CONJUNTA DE COBREANGLOGOLD ASHANTI DESTACA INOVAçãO E ECONOMIA CIRCULAR COM CO-PRODUTOS DO OUROLITHIUM IONIC NOMEIA CLOVIS TORRES PARA CONSELHO DE ADMINISTRAçãOAPPIAN AVANçA EM PROJETO DE GRAFITE DE R$ 700 MILHõES NO VALE DO JEQUITINHONHAMRN CONCLUI PRIMEIRA TORRE SOBRE O RIO TROMBETAS E AVANçA EM LINHA DE TRANSMISSãOVALE FINALIZA DESCARACTERIZAçãO DA BARRAGEM B7A EM NOVA LIMA (MG)PARANá INAUGURA HUB DE MINERAçãO URBANA PARA RECUPERAR TERRAS RARAS E METAIS ESTRATéGICOSBRAZILIAN NICKEL BUSCA PARCEIROS PARA PROJETO DE US$ 1,4 BILHãO NO PIAUíEMPRESA CANADENSE INVESTIRá R$ 150 MILHõES EM MINERAIS CRíTICOS NO VALE DO JEQUITINHONHANOVA SONDAGEM DA JAGUAR CONFIRMA POTENCIAL DE EXPANSãO DA MINA PILARIBRAM REALIZA LANçAMENTO OFICIAL DA EXPOSIBRAM 2027 EM BELéM (PA)VALE PREVê INVESTIR ATé R$ 13 BILHõES EM DESCARBONIZAçãO E SUSTENTABILIDADEPROJETO DA LITHIUM IONIC AVANçA COM AQUISIçãO DE NOVO EQUIPAMENTOCATERPILLAR LANçA SISTEMA INTELIGENTE EM CAMINHõES-PIPA PARA CONTROLE DE POEIRAANGLO AMERICAN CONQUISTA PRêMIO NO REINO UNIDO POR LIDERANçA EM SUSTENTABILIDADEUFSCAR E TECUMSEH FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER íMãS DE TERRAS RARASMOTA-ENGIL DEVE ASSUMIR FIOL 1 COM INVESTIMENTO DE R$ 7 BILHõES, AFIRMA MINISTROVALE INVESTE R$ 200 MILHõES EM USINA MODELO COM IA E AUMENTA PRODUTIVIDADE EM 25%
Notícias

Samarco supera meta ambiental com 95,2% de reaproveitamento de resíduos

A Samarco alcançou em 2025 a marca de 95,2% de destinação sustentável dos resíduos gerados em suas operações nas unidades de Ubu, em Anchieta (ES), e Germano, em Mariana (MG). O resultado supera a meta de longo prazo estabelecida pela empresa e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionado ao consumo e à produção responsáveis.

O avanço representa uma evolução significativa em relação a 2022, quando apenas 55% dos resíduos recebiam destinação ambientalmente adequada. A meta da mineradora era atingir 95%, objetivo alcançado por meio de iniciativas voltadas à redução, reutilização, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Entre as principais ações implementadas está o reaproveitamento de resíduos da construção civil. O material é britado por uma empresa terceirizada e reutilizado em obras de pavimentação externa. Já a sucata metálica proveniente de desmontagens e manutenções retorna à cadeia produtiva como matéria-prima para a fabricação de aço e ferro-gusa.

Segundo a analista de Meio Ambiente da Samarco, Mariana Costa, o resultado é fruto de uma atuação integrada baseada em economia circular, educação ambiental e parcerias locais. “Esse avanço é resultado de um trabalho integrado que envolve educação ambiental, melhoria de processos e parcerias com comunidades e cooperativas”, afirmou.

Mesmo com o aumento na geração de resíduos causado pelas obras de revitalização das usinas 1 e 2, em Ubu, e do Concentrador 1, em Germano, a companhia conseguiu evitar o envio de 32,4 mil toneladas de materiais para aterros sanitários. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento das ações de coprocessamento, compostagem e reciclagem.

A analista de Meio Ambiente Ellen Oliveira destacou que a separação correta dos resíduos na origem é fundamental para ampliar os índices de reaproveitamento. “Isso é essencial para ampliar a reciclagem e o reaproveitamento. Por isso, o Programa de Educação Ambiental atua continuamente na conscientização de empregados e contratados”, ressaltou.

Além dos ganhos ambientais, as iniciativas da Samarco também têm gerado impactos sociais positivos nas comunidades onde a empresa atua.

Em Anchieta (ES), a mineradora mantém parceria com a Associação de Catadores de Anchieta (Unipran) para a destinação de resíduos recicláveis, como papel, plástico, vidro e embalagens longa vida. Somente entre janeiro e abril de 2026, 28 toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas à associação.

De acordo com Josilene Matoso, analista ambiental da Manserv — empresa responsável pela gestão de resíduos em Ubu —, a parceria contribui para fortalecer a inclusão produtiva dos catadores e ampliar a geração de renda.

Outro projeto desenvolvido pela Samarco envolve artesãs da comunidade de Mãe-Bá, em Anchieta. A iniciativa substituiu cordas plásticas usadas em sinalizações de segurança por cordas biodegradáveis produzidas com fibra de taboa, planta aquática típica da região. A ação une redução do consumo de plástico, valorização cultural e desenvolvimento econômico local.

Em Mariana (MG), as iniciativas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal (Semmads). Desde 2015, oficinas, feiras sustentáveis e atividades educativas vêm sendo promovidas em escolas e comunidades.

Segundo Carla Camillo, representante da Semmads, a cooperação com a Samarco tem fortalecido as campanhas de conscientização sobre coleta seletiva, descarte correto de resíduos e preservação ambiental. “Essas ações ajudam a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com práticas sustentáveis”, afirmou.

As atividades já envolveram mais de 1,6 mil participantes em Mariana, incluindo estudantes, famílias e moradores. Entre os destaques estão oficinas temáticas, sessões de cinema ambiental, distribuição de mudas e campanhas educativas com o mascote da coleta seletiva “Gente Boa”.

 

Voltar

O post Samarco supera meta ambiental com 95,2% de reaproveitamento de resíduos apareceu primeiro em Revista Mineração.