
A Wabtec concluiu o embarque de 17 locomotivas pelo Porto do Açu, no Rio de Janeiro, com destino à Austrália. A movimentação foi realizada em três etapas. A primeira ocorreu em dezembro de 2025, quando três locomotivas foram enviadas. Em março de 2026, outras sete unidades seguiram para o destino e a conclusão veio em maio, com o embarque das sete restantes.
As locomotivas, fabricadas pela Wabtec em Contagem (MG), passaram pelo Terminal Multicargas (T-Mult), onde foram armazenadas e preparadas para o embarque. Cada unidade possui aproximadamente 20,5 metros de comprimento, 3,07 metros de largura, 4,09 metros de altura e peso de cerca de 115 toneladas. No total, a operação movimentou quase 2 mil toneladas.
Para Thiago Elias, gerente de Logística e Transporte da Wabtec LATAM, o planejamento logístico foi decisivo para o sucesso da exportação. Segundo o executivo, as características e dimensões dos equipamentos exigiram uma estratégia específica de transporte, e a infraestrutura do Porto do Açu garantiu eficiência, segurança e competitividade durante todas as etapas da operação.
Na avaliação de João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, o projeto evidencia a capacidade do complexo de atender operações especiais e desenvolver soluções logísticas personalizadas para cargas de grande porte.
Além da infraestrutura disponível para armazenagem, o executivo destacou a flexibilidade operacional do porto para atender às necessidades específicas de projetos industriais.
As empresas também afirmaram que o êxito da operação foi resultado da integração entre todos os envolvidos na cadeia logística, permitindo o desenvolvimento de uma solução sob medida para o transporte internacional das locomotivas.
O post Wabtec conclui embarque de 17 locomotivas para a Austrália apareceu primeiro em Revista Mineração.




