Samarco aumenta segurança no Complexo de Germano com religadores automáticos

Para otimizar a eficiência e ampliar a confiabilidade de suas redes elétricas, a Samarco implantou um projeto inovador de religadores automáticos nas suas linhas de distribuição de energia no Complexo de Germano, em Minas Gerais.
Os novos mecanismos geram mais segurança para os processos e pessoas envolvidas com a atividade, proporcionando um sistema mais confiável, capaz de isolar falhas rapidamente e reduzindo o tempo de deslocamento das equipes de manutenção.
A tecnologia também impulsionou a criação do Centro de Monitoramento de Energia em Germano, com o objetivo de integrar os sistemas elétricos.
De acordo com o coordenador de Manutenção da Samarco, Thiago Lopes, um dos idealizadores do projeto, a estratégia de implementação dos religadores automáticos é inovadora no setor da mineração e foi planejada para integrar esses dispositivos em várias áreas da Samarco, incluindo as linhas de distribuição da mina, sistemas de filtragem, barragens e bombeamento.
“O novo sistema permite o monitoramento em tempo real e nos possibilita ter uma visão mais macro do sistema elétrico do Complexo Germano, agilizando, assim, o controle e a resolução de falhas de rede em até 96%”, destaca.
O projeto começou em 2021 com a aquisição dos três primeiros religadores automáticos, visando aumentar a agilidade e a segurança nas redes de distribuição de energia da empresa e logo se expandiu.
Atualmente, a Samarco conta com 50 religadores nas linhas de distribuição em Minas Gerais e tem planos de instalar mais 100. A expansão para o Complexo de Ubu, no Espírito Santo, está sendo avaliada.
O post Samarco aumenta segurança no Complexo de Germano com religadores automáticos apareceu primeiro em Revista Mineração.